sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Projeto Capacitar para Prevenir: Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida realiza Seminário sobre Sexualidade para os adolescentes

O Projeto Capacitar para Prevenir: Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida realizou nesta última quarta-feira, dia 27 de setembro um Seminário sobre Sexualidade para os adolescentes das Turmas Comad Juvenil dos dois núcleos, e também para os alunos das atividades plus da Abemec e Escola Alcido Brust.


O evento aconteceu em dois espaços para que fosse possível trabalhar separadamente com meninos e meninas. No Seminário São Miguel foi o ambiente das meninas e no prédio da Abemec foi o dos meninos.
Na oportunidade foram trabalhados diversos aspectos que englobam o tema “Sexualidade”. Entre eles: Mudanças no corpo durante a puberdade, relação sexual, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), métodos contraceptivos e gravidez, finalizando o assunto com o vídeo “ A formação de um bebê” que de forma ilustrativa mostrou desde a fecundação até o nascimento de um bebê.


O Projeto contou com a colaboração do Enfermeiro João para ministrar o Seminário dos meninos, João hoje é responsável pelo CAPS do município, também contou com a presença e uma fala do Pastor Valmir, Presidente do COMAD (Conselho Municipal de Políticas sobre drogas).  Com a turma de meninas a Enfermeira Gabriela Cavalheiro que faz parte da equipe do projeto trabalhou o tema juntamente com a Assistente Social e coordenadora do projeto Fernanda Cavalheiro.
O adolescente passa por inúmeras transformações, e dentre elas está o aparecimento da chamada maturidade sexual e dos caracteres sexuais. Juntamente com isso, vem os medos e dúvidas.
Frente a isso, o objetivo do seminário foi conscientizar os adolescentes para que sejam responsáveis em suas escolhas, assim como esperar o momento certo e ter prioridades na vida.

Levando em consideração que o tema sexualidade infelizmente ainda é pouco discutido devido tabus e constrangimentos.








Sem comentários:

Enviar um comentário