terça-feira, 5 de setembro de 2017

Projeto Capacitar para Prevenir: Multiplicadores da Campanha de Valorização da vida realiza visita a Comunidade Terapêutica SOS Vida Santo Ângelo


O Projeto Capacitar para Prevenir- Multiplicadores da Campanha de Valorização da vida realizou na quarta-feira, dia 30 de agosto, visita a Comunidade Terapêutica SOS Vida Santo Ângelo.
Participaram da viagem, as turmas Comad Juvenil, que totalizaram setenta jovens integrantes do Projeto “Capacitar para Prevenir: Multiplicadores da Camapnha de Valorização da Vida”, que trabalha a prevenção ao uso de drogas; a equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que desenvolve o Projeto com os alunos; pais, professores e representantes do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Primeira Dama e, também, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Margrid Bergmann e o Presidente do COMAD – Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Valmir Krummenauer, o Presidente do COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudir Santana de Mello, Professor de Música da ABEMEC – Associação de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, Adilson Rafael Lopes, também, acompanharam a Turma nesta viagem.
A Comunidade Terapêutica S.O.S Vida atua em Santo Ângelo a cerca de 20 anos, na recuperação de jovens e adultos usuários de substâncias psicoativas. A visita tem o intuito de ampliar o conhecimento, dos alunos que integram o Projeto, sobre a dependência química, suas consequências e as formas de tratamento.
A programação da visita foi organizada da seguinte forma: Apresentação da equipe e palestra aos adolescentes com a Sra. Juliana Maria Lourega Faganello, Cordenadora Clinica Femenina e apresentação do funcionamento da comunidade terapêutica; depoimento de um interno; almoço;  realização da ação social do Projeto Capacitar e Prevenir: Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida com apresentação das ações de prevenção aos jovens, mensagem de músicas onde os alunos realizaram a entrega de cartas de incentivo aos internos da instituição e entrega de brindes.
O roteio da viagem inclui, ainda, visita ao Centro Histórico da cidade Santo Ângelo, especialmente, na Catedral Angelopolitana e uma sessão de cinema, com o filme “Meu Malvado Favorito 3”.

A viagem pode ser considerada uma importante ferramenta na sensibilização dos jovens acerca da dependência de drogas, tendo em vista que, os mesmos puderam ter contato com a realidade de tratamento da dependência química. Ao mesmo tempo que puderam contribuir com Comunidade Terapêutica através da entrega de cartas, elaboradas pelos próprios alunos de incentivo para os internos em relação ao tratamento.




Sem comentários:

Enviar um comentário