sexta-feira, 15 de setembro de 2017

COMDICA faz avaliação do Projeto Capacitar para Prevenir

Na manhã do dia 13/09/2017 técnicos da equipe do Projeto Capacitar para Prevenir: Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida, participaram da reunião do COMDICA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão deliberativo e controlador das ações em todos os níveis, assegurada a participação popular paritária por meio de organizações representativas, segundo leis federal, estaduais e municipais. O Conselho possui o papel de fiscalizar as ações na área da criança e do adolescente, desta forma, o acompanhamento do Projeto é fundamental para melhor desempenho e que venha estar de acordo com as prerrogativas voltadas aos direitos de crianças e adolescentes.
Na oportunidade foi colocado para os membros do conselho as atividades realizadas pelo projeto com os adolescentes até o presente momento. Após de um breve resumo do que é o Projeto e de qual é o seu objetivo, a Pedagoga Marcieli Lardini falou de como aconteceu a seleção dos alunos representantes de cada escola, o qual foi realizado de forma democrática, visando exercer a cidadania dos alunos, buscando os líderes de cada turma, os quais são multiplicadores do projeto em sua escola. Foi destacado a importância da participação das escolas e dos pais para o desenvolvimento para o desenvolvimento das ações dentro de cada escola, onde os mesmos participam de capacitações mensalmente.
Além disso, foi destacado os assuntos trabalhados com os adolescente até hoje, os quais foram: Construindo as regras de convivência; Oficina de Autoconhecimento; Relacionamento Interpessoal; O adolescente em desenvolvimento- conhecendo as fases da adolescência; conversando sobre Drogas; O que são Drogas; As relações com Drogas e as diferentes abordagens; Experimentação, uso abuso e dependência de Drogas. E o assunto que está sendo abordado no momento, que é Saúde na escola.
Também destacamos os intercâmbios desenvolvidos, como a participação do dia da Mulher, Dia Nacional de combate ao Abuso a Criança e Adolescente, 5° Mateada pela Vida, 3° Festa Caipira do COMAD Juvenil, e as ações sociais já realizadas nas Escolas Uruguai, La Salle, São Sebastião, Riachuelo, Érico Verissimo e Rotermund.
Outra ação importante que o projeto está realizando, é o atendimento individualizado, onde se necessário, o adolescente é encaminhado para a rede de atendimento. Para encerar, foi ressaltado que ainda temos muito para fazer, mas que estamos atingindo nossas metas onde o retorno que estamos recebendo está sendo muito positivos.








Sem comentários:

Enviar um comentário