quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Projeto Capacitar para Prevenir: Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida realiza Ação Social na Escola Municipal de Ensino Fundamental Riachuelo

O Projeto Capacitar para Prevenir: Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida realizou na última quinta-feira, dia 10 de agosto  Ação Social na Escola Municipal de Ensino Fundamental Riachuelo em homenagem ao Dia dos Pais através de palestra com o tema “ O papel da figura paterna” e entrega de brindes aos pais participantes.


A palestra teve como objetivo salientar a importância do papel da figura paterna na vida dos filhos.
Neste sentido é importante destacar que a família é o primeiro espaço de convivência do ser humano. Referência fundamental para qualquer criança, é na família que, independente de sua configuração, se aprende e incorpora valores éticos, e onde são vivenciadas experiências afetivas, representações, juízos e expectativas.
   É através dessa convivência, que vão sendo construídas as relações com as pessoas que estão a sua volta, bem como, o conhecimento de tudo que permeia o mundo e a personalidade do indivíduo.
Nesta perspectiva, percebe-se que a figura paterna se faz cada vez mais necessária neste contexto. Hoje em dia, os pais estão mais participativos e compartilhando vários aspectos da vida de suas crianças, tanto do ponto de vista emocional, social, quanto cognitivo.
A figura paterna vai para além da figura do pai, sendo esse papel estendido aos avôs, tios, padrinhos ou outra figura masculina que seja referência para a criança.
Pode-se observar que os filhos necessitam de apoio e segurança e de valores que naturalmente cabe ao pai transmitir. Os jovens procuram no seu pai um modelo com o qual possam se identificar.
Se o pai está ausente, outros modelos virão ocupar esse vazio, com grande probabilidade de não serem modelos propriamente exemplares.
O pai é referência no que se refere a autoridade dos filhos dentro do contexto familiar, a qual é essencial, principalmente na atualidade, em que a maioria dos jovens vive a margem, sem limites e regras.
A ausência paterna se configura como um fator de risco para conflitos no desenvolvimento psicológico e cognitivo da criança, bem como para o desenvolvimento de distúrbios de comportamento.

Desta forma, percebe-se que as relações afetivas e os vínculos criados de forma segura, confiante e verdadeira, associados a imposição de  regras ,  são o melhor caminho para que o ser humano se desenvolva de forma saudável.






















Fonte: Marcieli Lardini e Veranice Tatiane Zingler

Fotos: Projeto Capacitar para Prevenir

Postado: Guilherme Lanz - Projeto Capacitar para Prevenir

Siga nos no facebook: facebook.com/comadjuvenil


Para quaisquer dúvida, entre em contato conosco - projetocapacitareprevenir@crissiumal-rs.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário