segunda-feira, 24 de julho de 2017

Projeto Capacitar para Prevenir: Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida realizou ação social na Escola Uruguai.


            O Projeto Capacitar para Prevenir: Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida realizou na última sexta-feira, dia 07 de julho, ação social através  palestra na Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai sobre a importância e o papel na família no desenvolvimento dos filhos.
A palestra fez parte da programação do dia da família na escola, o qual foi realizado em parceria entre a escola e o projeto. Havendo a entrega de lembrança do evento as famílias e sorteio de brindes.
Na oportunidade foi destacado que "a família é o primeiro espaço de convivência do ser humano. Referência fundamental para qualquer criança, é na família que, independentemente de sua configuração, se aprende e incorpora valores éticos, e onde são vivenciadas experiências afetivas, representações, juízos e expectativas" (Duarte, 2015).
Nesta perspectiva, a palestra teve o objetivo de fornecer subsídios as famílias para contribuição na formação do indivíduo, bem como, no fortalecimento dos vínculos familiares.
A família é importante na medida em que possibilita a cada membro constituir-se como sujeito autônomo. É o lugar indispensável para a garantia da sobrevivência e da proteção integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como vêm se estruturando. É a família que propicia os aportes afetivos e sobretudo materiais necessários ao desenvolvimento e bem-estar dos seus componentes. Ela desempenha um papel decisivo na educação formal e informal, é em seu espaço que são absorvidos os valores éticos e humanitários. É também em seu interior que se constroem as marcas entre as gerações e são observados valores culturais.
As crianças adquirem muitos dos padrões de comportamento de seus pais, como atitudes e valores, através dos processos de imitação e identificação. Esse processo ocorre sem que os pais ensinem, ou tentem influenciar a criança, e ainda sem que a criança tenha a intenção de aprender. É o que chamamos popularmente de exemplo.



Fonte: Marciele Lardini, Veranice Zingler - Projeto Capacitar para Prevenir

Fotos: Projeto Capacitar para Prevenir

Postado: Guilherme Lanz - Projeto Capacitar para Prevenir

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