sexta-feira, 19 de maio de 2017

Intercâmbio Projeto Capacitar para Prevenir abordou tema de combate a abuso sexual

O evento mobilizou mais de 200 crianças e adolescentes com diversas atividades,  realizada no Auditório da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde, com turmas no período da manhã e tarde.
Realizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social através do Projeto Capacitar para Prevenir: Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida e a ABEMEC – Associação de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes e COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, atividades voltadas para os alunos da Turma do COMAD Juvenil turmas do núcleo da cidade e da Escola Riachuelo, alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da ABEMEC e APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.


O Projeto Capacitar para Prevenir: Multiplicadores da Campanha de Valorização da Vida, realizou o primeiro intercâmbio entre as Turmas Comad Juvenil no dia 18 de maio de 2017, através do evento alusivo ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com objetivo de encorajar a denúncia e promover o fim da violência sexual contra crianças e adolescentes, foram realizados esclarecimentos aos participantes do evento acerca do conceito, tipos de violência, perfil do abusador, como também, as formas de denúncia.


Na oportunidade foi realizada a apresentação da peça teatral Chapeuzinho Vermelho, adaptada para o tema Abuso Sexual com elenco formado por: Luciele Huber (Psicóloga da ABEMEC), Géssica Queiroz (Assistente Social ABEMEC), MarcielI Lardine (Projeto COMAD), Guilherme Lanz (Projeto COMAD), Bruna Massmann (estagiária ABEMEC), Adilson Lopes (Professor de Música ABEMEC), Lucina Wahlbrin (Pedagoga ABEMEC), Luana Tondolo (estagiária ABEMEC), Cristina Hentgs (estagiária ABEMEC).


Como também, palestra sobre o assunto com a Psicóloga do Projeto Capacitar para Prevenir: Multiplicadores da Campanha da Valorização da Vida Veranice Tatiane Zingler. O evento contou apresentação musical do Coral da  ABEMEC – Associação de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, entrega de material informativo.
A peça teatral visou transmitir aos participantes de forma lúdica episódios de violência sexual contra a criança e adolescente, representados pela personagem infantil Chapeuzinho Vermelho, e o abusador, pelo lobo vestido de carneirinho, ressaltando que na maior parte dos episódios de abuso sexual contra criança e adolescente o abusador se aproxima da vítima, tentando conquistar sua confiança para posteriormente cometer a violência.


O abuso sexual é definido como o envolvimento de uma criança ou adolescente em atividade sexual inapropriada com um adulto, sendo que a atividade sexual é destinada à gratificação sexual desta outra pessoa. O abuso sexual pode ocorrer sem contato sexual (voyeurismo, exibicionismo), com contato sexual sem penetração (toques, carícias e masturbação) ou com penetração sexual (vaginal, anal e oral) (Araújo, 2002; De Antoni & Koller, 2000; Habizang et al., 2005).


Araújo (2002) refere-se ao abuso sexual como uma forma de violência, a qual envolve poder, coação e/ou sedução, sendo que na maioria dos casos praticados é sem uso da força física e não deixa marcas visíveis, fato este que dificulta sua comprovação.
A Programação foi estendida para hoje, dia 19 de maio, com Capacitação para a equipe do Serviço de Convivência e
Fortalecimento de Vínculos APAE, ABEMEC e CRAS e Conselho Tutelar – Local: Antiga ABEMEC, com horário das 13h30min. ás 16h30min. A capacitação continuada é fundamental para formação dos profissionais que atuam no atendimento de crianças e adolescentes, o tema será sobre “Violência contra a criança e o adolescente”, onde contará com a Palestra da Professora da SETREM, Psicóloga Cris Krindges.




Fonte: Projeto Capacitar para Prevenir / Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
Fotos: Equipe do Projeto Capacitar para Prevenir e Andréia Queiroz / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal
Postado por: Guilherme Luan Neuhaus Lanz

Sem comentários:

Enviar um comentário